A SEGMED PAULÍNIA

 medicina-bauru3

A Segmed Paulínia conta com profissionais altamente treinados e dispõe da melhor tecnologia para atuar nesta atividade. Desenvolvendo um projeto de segurança do trabalho com todo o profissionalismo e adequação para sua empresa, suprindo todas as necessidades legais.
Prestamos serviços de acordo com as NORMAS REGULAMENTADORAS (NR´S) estabelecidas pelo Ministério do Trabalho. Com isso, asseguramos o toal cumprimento das mesmas, agregando em nosso serviço maior credibilidade e autenticidade.Buscamos colocar todo nosso conhecimento em parâmetros de excelência e qualidade, pois entendemos que o Custo e Benefício almejado por nossa empresa é absolutamente competitivo.Temos em nosso quadro de profissionais: Engenheiros, Técnicos de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Psicólogo, Engenheiro do Trabalho, além de outros.A regularização de nossos clientes perante a lei, promove, internamente, condições adequadas e favoráveis para um trabalho saudável e motivado por parte de seu patrimônio humano. Aumentando a produtividade e diminuição do absenteísmo; resultados da eficácia e do comprometimento da Segmed Paulínia.Confira nossa lista de atuação:

  • Assessoria completa em segurança do trabalho
  • Documentação, cursos e treinamentos
  • Exames realizados na própria clínica

 

Sua empresa merece uma parceria de saúde e segurança.

 

PPRA E PCMSO

1) O QUE É PPRA ?

São as iniciais do Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais – PPRA. Trata-se de uma legislação federal, especificamente a Norma Regulamentadoras no 09, emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego no ano de 1994.

QUAL É O OBJETIVO DO PPRA ?
Estabelecer uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores, frente aos riscos dos ambientes de trabalho.

QUAIS SÃO OS RISCOS AMBIENTAIS ?
Para efeito do PPRA, os riscos ambientais são os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração, intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde dos trabalhadores.

QUEM ESTÁ OBRIGADO A FAZER O PPRA ?
A elaboração e implementação do PPRA é obrigatória para todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados. Não importa grau de risco ou a quantidade de empregados. Assim, tanto um condomínio, uma loja ou uma refinaria de petróleo, todos estão obrigados a ter PPRA, cada um com suas próprias características e complexidade.

QUEM DEVE ELABORAR O PPRA ?
São legalmente habilitados os Técnicos de Segurança, Engenheiros de Segurança e Médicos do Trabalho.

O PPRA É UM DOCUMENTO QUE DEVE SER APRESENTADO À FISCALIZAÇÃO DO MINISTÉRIO DO TRABALHO ?
O PPRA é um programa de ação contínua, não é um documento. Já o documento-base gerado quando de sua elaboração e as ações que compõem o programa podem ser solicitados pelo Fiscal. Caso a empresa possua o documento-base e não existam evidencias de que esteja sendo praticado, o Fiscal entenderá que o programa NÃO EXISTE.

 

2) O QUE É O PCMSO ?

São as iniciais do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Trata-se de uma legislação federal, especificamente a Norma Regulamentadoras no 07, emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego no ano de 1994.

QUAL O OBJETIVO DO PCMSO
O PCMSO monitora por anamnese e exames laboratoriais a saúde dos trabalhadores. Tem por objetivo identificar precocemente qualquer desvio que possa comprometer a saúde dos trabalhadores.

O QUE DEVE SER FEITO PRIMEIRO, O PPRA OU O PCMSO ?
O objetivo do PPRA é levantar os riscos existentes e propor mecanismos de controle. Os riscos NÃO ELIMINADOS são objeto de controle pelo PCMSO. Portanto, sem o PPR não existe PCMSO, devendo ambos estarem permanente ativos.

CONDOMÍNIOS SÃO OBRIGADOS A MANTER ESTES PROGRAMAS ?
Os condomínios empregam funcionários em regime de CLT. Não existe exceção. O espírito desta legislação é proteger os trabalhadores, porém também se destina a proteger os empregadores. Levantados os riscos e comunicada as condutas de proteção, os trabalhadores são obrigados a cumprirem o acordado, sob pena de demissão por justa causa.

POSSO SER MULTADO PELA FALTA DESTES PROGRAMAS ?
Sim, a multa pode variar de 1.129 ufir a 3.884 ufir. Em caso de reincidência a multa sobe para 6.304 ufir. Porém a multa é o problema menos.

 

Caso um funcionário venha a contrair qualquer doença ocupacional, os empregadores respondem judicialmente pelo dano causado. Indenizações e os custos processuais assumem valores elevadíssimos podendo comprometer a saúde financeira dos condomínios.

 

Download Deste arquivo

CONTATO

Estamos Localizados na:

Avenida Brasília, 321, Santa Cecília – Paulínia – SP – CEP: 13140-344 (Próximo ao Hotel Íbis)
Telefone : +55 (19) 3844-5465
E-mail: segmed@segmedpaulinia.com.br
Nome:
E-mail:
Mensagem